Comissão da UPA Ribeirão Verde ouviu funcionários da Saúde

Comissão da UPA Ribeirão Verde ouviu funcionários da Saúde

Na tarde desta terça-feira, 19 de abril, os membros da Comissão Especial de Estudos (CEE) que acompanha a implementação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Ribeirão Verde, se reuniram para ouvirem servidores da Secretaria da Saúde.

A reunião que foi conduzida pelo presidente da comissão, Sergio Zerbinato (PSB), e contou com a participação dos vereadores Franco Ferro (PRTB) e  Matheus Moreno (MDB).

A CEE questionou alguns dados a respeito do projeto e sobre o trabalho que será desenvolvido pela empresa vencedora da licitação para elaboração dos projetos de licenciamento, arquitetônico e executivo da UPA do Ribeirão Verde. Para isso os servidores da Secretaria da Saúde, Joao Paulo Lula Lublanski, chefe de Divisão de Manutenção em Saúde e o engenheiro da Secretaria, Igor Martins de Magalhães, explicaram que inicialmente foi elaborado um projeto arquitetônico pela Secretaria do Planejamento, e a empresa MEP - Arquitetura e Planejamento Ltda.- EPP, será responsável pelo desenvolvimento dos projetos complementares da obra, como os projetos elétrico, hidráulico e de climatização.

Conforme os servidores a empresa têm conhecimento técnico, tendo sido este um dos critérios na licitação, o que é favorável em um projeto da área da saúde.

O projeto foi elaborado conforme a necessidade da região, que hoje tem uma população estimada entre o complexo Ribeirão Verde e o Aeroporto é de 80 mil habitantes. O plano de necessidades foi baseado em uma classificação de UPA porte I, para atender uma população entre 50 a 100 mil habitantes. Mas foi previsto na estrutura arquitetônica a possibilidade de ampliação futura, esclareceram os convidados.

Quanto ao atendimento, o prédio tem previsto quatro consultórios, e não haverá diminuição nos atendimentos das Unidades Básicas de Saúde daquela região. Existe uma meta de trabalhar a contrarreferência nos atendimentos primários, ou seja, quando a necessidade do usuário, em relação aos serviços de saúde, é mais simples, podendo o cidadão ser conduzido para um atendimento em nível mais primário. Mas essa questão ainda se encontra no planejamento.

O prazo para o término do projeto é de oito meses, pois depende de estudos de infraestrutura, licenças, avaliações de fornecimento da Companhia Paulista de Força e Luz, abastecimento de água, galeria de águas pluviais, laudos do Corpo de Bombeiros.

Após a aprovação do projeto, a fiscalização será de responsabilidade dos engenheiros da Secretaria da Saúde.

O vereador Zerbinato lembrou que esta é uma UPA Municipal, e os servidores explicaram que para construção é 100% custeada por recursos municipais, mas que será solicitado junto ao Governo Federal a habilitação para custeio da unidade, visto que a mesma seguirá todas as regras e qualificações de uma UPA federal.

Quanto a verba destinada à UPA na Lei de Diretrizes Orçamentária, os funcionários não souberam responder já que são da área técnica. Desta forma, os vereadores deliberaram o envio de requerimento à Secretaria da Saúde solicitando informações que não foram respondidas durante a reunião.

Unidade de Pronto Atendimento do bairro Ribeirão Verde, será construída numa área institucional com 7.107 metros quadrados, localizada na avenida Antonio Mugnato Marincek, terá 1.751 metros quadrados de área construída, com consultórios, ambulatórios e área de ambulâncias, estacionamento, toda estrutura necessária para atender urgências e emergências

O valor do projeto arquitetônico e executivo à empresa que venceu a licitação é de R$ 177.121,70.

As secretarias de Administração e Obras Públicas foram convidadas, mas não enviaram representantes.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)